[EXCLUSIVO] The LEGEND dispensa conceito sexy e aposta em vibe mais alegre para nova fase

Roi, Lito, Listen, JaeHyuk e ChangSun com lembrancinhas (café brasileiro) do SarangInGayo. Foto: Natália Pak
Roi, Lito, Listen, JaeHyuk e ChangSun com lembrancinhas (café brasileiro) do SarangInGayo. Foto: Natália Pak
O The LEGEND (전설), quinteto atuante há dois anos no cenário Pop coreano, veste ‘novas cores’ e mostra sua maturidade musical, em transformação inusitada

Esperando no estúdio de ensaio da SS Entertainment, a primeira surpresa é com a altura de cada integrante do grupo. Com a média de 1,84cm, Roi, Lito, ChangSun, JaeHyuk e Listen entram um a um, e ajudam a arrumar as cadeiras para a entrevista exclusiva com o SarangInGayo. A segunda surpresa é com o confortável ambiente que cada um deles ajudou a construir durante a conversa, com risadas e sorrisos amigáveis estampados no rosto – talvez por saber que os fãs brasileiros esperam ansiosos por uma visita ao país.

O grupo estreou em 2014 – com Left Out (미.남 (미련이 남아서)), do single The Legend – e um conceito mais sentimental. A música aborda a dor de ver um amor partir, seguido de Lost, I Wanna Know, Trace (흔적), Shadow e Nail (손톱), todos com um lado mais “dark, lento, romântico e com temáticas de separação“, como analisa o próprio JaeHyuk. Ele ainda comenta, sobre o último álbum de trabalho, que “queríamos tentar algo mais alegre e vibrante, assim em janeiro de 2016, lançamos o álbum ‘Sound Up’, para que todos também aumentassem o volume e se divertissem conosco“. A canção escolhida para as promoções dessa nova fase do grupo, 반했다 (Crush On You), é a faixa-título com ritmo mais funky, rápido e “colorido” do quinteto, e fala sobre o gostoso sentimento de ter se apaixonado.

Essa “virada de 360°” no estilo de música produzido pegou muitos fãs de surpresa. O líder do The LEGEND, Listen, explica que “achávamos que o conceito de ‘Shadow’ – que é mais forte – combinava com a gente. No caso da nova música (‘Crush On You’) ficamos bem preocupados, pois o conceito é bem divertido e ‘capetinha’, então não sabíamos se os fãs iriam aceitar bem esta mudança”, mas, apesar do receio inicial, o grupo se tornou confiante que a personalidade despojada das novas canções também cai bem no estilo do The LEGEND. “Tanto o nosso lado sexy quanto nosso lado mais brincalhão foram bem aceitos”, completa o líderJaeHyuk ainda adiciona que “até agora, nós tentamos vários tipos de músicas diferentes, por isso pensamos que seria legal mostrar um lado que nunca mostramos, num próximo álbum”. Ele também atribui a postura confiante do grupo em relação ao rumo dos trabalhos futuros, ao carinho dos fãs “Eles (os fãs) não se limitam a nos apoiar em apenas um conceito ou a uma cor, e é desta forma que queremos continuar a mostrar mais coisas novas“, afirma.

Shadow – The LEGEND, conceito mais dark e sexy. Lançado em julho de 2015

Eles (os fãs) não se limitam a nos apoiar em apenas um conceito ou a uma cor, e é desta forma que queremos continuar a mostrar mais coisas novas. – JaeHyuk

반했다 (Crush On You) – The LEGEND, conceito mais alegre e vibrante. Lançado em janeiro de 2016

Com uma união tão forte entre o grupo, torna-se natural a curiosidade em trazer à tona a personalidade de cada fração desse quinteto. Ao serem questionados, individualmente, para escolher qual música combina mais com cada um (dentro da discografia do próprio The LEGEND), outra surpresa: quatro deles responderam que Nail (손톱) seria a escolha perfeita para defini-los. Para Listen, “acho que Trace e Nail seriam as melhores para mim porque são mais sentimentais e dramáticas, também combinam com o The LEGEND e porque são confortáveis de cantar com bastante confiança“; já ChangSun escolheu “Nail e If Like Me (나와 같다면), pois são mais estilo R&B e balada, as quais acho que combinam mais comigo“. Lito e Roi também escolheram Nail, e Roi ainda adicionou I Want You Back, segunda faixa do recente mini-álbum, também como sua favorita. Apenas JaeHyuk mudou a abordagem, respondendo que “para mim é o Lost – que é o nosso segundo single – pois não é tão pop, nem tem muito ‘estilo asiático’, ao mesmo tempo que nos faz chorar. (Essa música) tem no seu estilo a facilidade de adicionar coreografias e isso foi muito confortável para mim”.

Mas quem inspira o The LEGEND, como artistas? As influências – dentro e fora da Coreia – que lhes servem como maior inspiração são bem mais variadas. Listen nomeou cantora inglesa Jessie J como sua fonte pessoal de motivação: “toda vez que canto e depois me sinto cansado ou para baixo, eu assisto os vídeos dela e isso me anima bastante“; o topo da lista de JaeHyuk já inclui Michael Jackson e Chris Brown e os ídolos coreanos lendários do ShinHwapois são como exemplos para mim“; seguindo a mesma linha de pensamento, ChangSun responde que “ShinHwa é uma grande influência por seu tempo duradouro (no showbusiness) e o BIGBANG, pois a energia deles é contagiante em cima do palco“; como rapper, Lito não escolheria diferente a não ser pelo “gigante do K-HipHop” Tablo (Epik High), como sua maior inspiração; Roi se assumiu um verdadeiro Shawol (nome oficial do fandom do SHINee) “principalmente o Taemin-sunbaenim. Tenho ouvido bastante as músicas dele recentemente“.

Apesar das diferentes referências musicais citadas acima, o grupo é unânime na escolha de um artista para trabalhar em conjunto: A colaboração “dos sonhos” do The LEGEND seria com o grupo feminino MAMAMOO – que, por coincidência, o SarangInGayo conheceu logo após essa entrevista. Ao citar sobre o encontro marcado que aconteceria em seguida, Listen se mostrou particularmente animado “eu  gosto muito delas. Sou fã de verdade (risos)”, assume o líder. “Neste último álbum delas têm as músicas Taller Than You (1cm의 자존심) e My Hometown (고향이), que são músicas com experiências pessoais delas, certo? E isso me inspira a fazer o mesmo”, ele comenta. “Gostaria de poder expressar nossas histórias nas músicas e apresentá-las. Acho que isso seria muito divertido”, conclui.

마마무선배님한테싸인포토카드를전해받다 난성공한덕후 >_< 데헷 #SARANGINGAYOBR #mamamoo_official

A photo posted by 언제나 들을 준비가 되어있는 리슨이라 하옵니다 👂🏻 (@listentae) on


Listen com o card autografado pelo MAMAMOO. Presente entregue pelo SarangInGayo. Foto: Instagram Oficial do Listen

Ainda no assunto direcionamento musical, Lito citou a canção We Like To Party, do BIGBANG, como referência para futuros trabalhos. “Acho que este tipo de conceito combinaria muito com a gente”, ele afirma, e “gostaria de poder produzir uma música como essa“. JaeHyuk adicionou, em seguida, que “por um outro lado, caso tenhamos chance, gostaria de compor e trabalhar em uma música sem coreografia, onde ficaríamos em pé no palco, concentrados apenas na canção”. JaeHyuk fala da vontade de trabalhar com “uma música onde você precisa 100% ouvir”, seguindo o estilo de Trace, canção da qual o The LEGEND infelizmente não pôde promover com mais afinco, na época do lançamento. “Então, se tivéssemos mais uma chance assim, seria muito legal”, ele confessa.

Desde o início do grupo, os integrantes tomam parte nas composições das músicas –  Lito, principalmente. Ao questionado sobre qual hit já lançado por outro artista ele gostaria de “chamar de seu”, o rapper afirma  – em meio a risadas – que “gostaria de ter escrito a música que entra em primeiro lugar toda primavera, Cherry Blossom Ending (벚꽃 엔딩) – Busker Busker (risos)“. Listen dispara “ah, essa música me dá cobiças (risos)“. Pela descontração, esse é um pensamento que já deve ter sido discutido, pelo menos, uma vez na “rodinha” do The LEGEND.

Aproveitando a descontração do ambiente, os ídolos confessaram como seria a vida de cada um, se não seguissem o caminho artístico. JaeHyuk tomou a frente e disse que “provavelmente trabalharia com negócios. Talvez trabalhar em uma empresa? Ah, acho que trabalhar na empresa não! (risos) Então acho que montaria algo relacionado a moda“; Listen – único integrante a já ter servido o exército – comentou que “provavelmente trabalharia como militar“, o que parece combinar bem com o perfil de responsabilidade e liderança que ele já assume com os companheiros de grupo; ChangSun ainda vê a si mesmo como parte do entretenimento, “provavelmente como ator” e também cogitou, entre risos, um trabalho na empresa de seu pai. Roi, o único integrante chinês do The LEGEND, disse que “provavelmente estaria na China“. Curioso com o futuro hipotético do colega, JaeHyuk indagou se ele “estaria brincando na China? (risos)“, e Roi continuou dizendo que “seria ator ou cozinheiro” e isso causou uma comoção inesperada entre todos os integrantes. Eles brincam “Como assim cozinheiro, hyung?“, “Isso não combina com você! (risos)“, “Eu acho que você acabou de inventar (risos)“. Em sua própria defesa, Roi afirmou que poderia aprender a cozinhar, sem problemas. Para Lito, uma vontade recente – segundo ele mesmo – mostrou uma ambição como escritor “gostaria de viajar pelo mundo e escrever um livro sobre isso”.

Em relação aos fãs, o The LEGEND – que está presente em praticamente todas as redes sociais – afirmou sempre acompanhar o que os fãs mandam, e até chat no KakaoTalk (app de mensagem, como um Whatsapp coreano), eles fazem com os Heroses (nome oficial dos seus fãs. O fã-clube se chama ‘Herose’ = Hero + Rose). “Nós fazemos Kakao sim! Temos um user, @전설, como ‘yellow ID’, o que possibilita fazer esse chat com os fãs”. “Também nos comunicamos por outras redes sociais como Twitter, Instagram, Fan Cafe e mais”, divulgam, animados.  O grupo, que lançou recentemente um canal no aplicativo V (popular entre alguns dos maiores nomes do K-Pop, fãs locais e internacionais), também tem um canal no Youtube, o 전설TV (The LEGEND TV), com um reality show e cenas da rotina dos integrantes, “com esse conteúdo podemos mostrar mais de nós aos fãs”, afirmam. Foi graças a internet, claro, que os meninos do The LEGEND ficaram sabendo de seus fãs brasileiros “sempre vemos as mensagens deles nas redes sociais”. 

yellowID @전설, no KakaoTalk. Imagem: Reprodução KakaoTalk 전설
yellowID @전설, no KakaoTalk. Imagem: Reprodução KakaoTalk 전설

Nós fazemos Kakao sim! Temos um user, @전설, como ‘yellow ID’, o que possibilita fazer esse chat com os fãs.


Playlist do canal, 전설TV (The LEGEND TV), no Youtube.

Já que falamos sobre a terrinha, JaeHyuk afirmou que “O Brasil é um país que gostaria muito de visitar, mas não tive oportunidade…“. Mas antes de terminar a frase, foi interrompido por um (muito) animado Listen, gritando “Futebol! Futebol!“. Ele disse que “quando jogo no Wii, eu sempre escolho o Brasil como meu time (risos)” e todos concordam ser o time mais forte. Eles também citaram sobre o samba e as festas – em especial o Carnaval – e itens como café e a nossa cerveja local também são de grande curiosidade do The LEGEND. “É um dos lugares que mais queremos ir!”, finalizou JaeHyuk, como se estivesse fazendo um pedido a nossa equipe (só faltou a ‘piscadela’). Se a oportunidade da vinda do grupo ao Brasil for real, JaeHyuk assumiu que gostaria de aprender a dançar o samba, com antecedência, para se divertir com os fãs. “Gostaria que houvesse uma oportunidade como essa”, ele comenta. Já ChangSun se preocupa mais em como se expressar em terras brasileiras, e assumiu que poderia aprender um pouco de português, antes de vir para cá. Atendendo ao seu pedido, o SarangInGayo ensinou algumas palavras e expressões simples, como o “Olá Brasil!” que o quinteto compartilhou em nosso snapchat (@sarangingayoBR).

#SIGnaCoreia Mensagem do grupo 전설/The Legend exclusivamente para o Snapchat do SIG (sarangingayobr): “Olá, Brasil! Esperamos ver vocês em breve aí! Amamos vocês!”. Muito fofos, não é mesmo? E são também super simpáticos, mas o mais bacana foi o bate-papo que tivemos com os membros – onde eles falaram sobre sua carreira, gosto musical, produções e como gostariam de conhecer o nosso Brasil. Eles são apaixonados por futebol brasileiro desde pequenos e querem muito aprender o samba 😄~ Não perca, em breve, somente no SarangInGayo.com.br. Aproveite para seguir eles no Instagram: @jhyuk_ryu @chang.sun @kimj7889 @listentae @roiqin @5legendofficial #절설 #TheLegend #Kpop #Idol #SSEntertainment #JaeHyuk #유제혁 #ChangSun #창선 #Lito #리토 #리센 #리슨 #Listen #로이 #Roi #SarangInGayo #exclusiveinterview

A video posted by SarangInGayo.com.br (@sarangingayobr) on

Atualmente, o grupo está focado em suas atividades na China, e não revelou muito dos planos futuros, para o resto do ano. Confira a vídeo mensagem do The Legend, aos leitores do SarangInGayo e acompanhe o portal e redes sociais para atualizações sobre o trabalho do grupo!

The LEGEND nas Redes Sociais
Twitter | Facebook | Instagram | Youtube

Instagram: @jhyuk_ryu @chang.sun @kimj7889 @listentae @roiqin

The Legend 전설 Brasil
Tumblr | Facebook

Banner oficial do The LEGEND nas redes sociais (@sarangingayobr)
Banner oficial do The LEGEND nas redes sociais (@sarangingayobr)

Texto: Natália Pak | Tradução: Hey Unnie Edição: Érica Imenes
Special Thanks: Dorothy Park (SS Entertainment)
Por favor, não retirar do SarangInGayo sem os devidos créditos.

Post Author: Natália Pak

Natália Pak, fundadora do SarangInGayo, tem 29 anos e mora em São Paulo/SP. Descendente de coreanos, teve o privilégio de receber educação brasileira e coreana. Para ela, SarangInGayo é a sua maior conquista e benção. As oportunidades, pessoas, aprendizados e experiências que conheceu com este trabalho a fez crescer e agradecer à Deus por nunca ter permitido desistir. Com sede de realizar mais sonhos, ela promete que o SarangInGayo não irá parar só num site: "O SarangInGayo ainda crescerá de formas que ninguém imagina. Quero estar presente no dia-a-dia de cada brasileiro que aprecia a cultura que meus pais e avós me ensinaram."