Home / Escândalos/Acidentes / Confirmado impeachment da presidente Park GeunHye

Confirmado impeachment da presidente Park GeunHye 0

No dia 09/03 (horário de Brasília), foi confirmado oficialmente uma marca histórica da democracia sul-coreana: o impeachment da presidente Park GeunHye (65) . O dia foi preenchido por protestos, gritos e mortes nas ruas, dos lados prós e contras à destituição da ex-presidente.

Ex-presidenta Park Geun Hye. Imagem: Reprodução (Ajunews)

Desde o dezembro do ano passado, Park GeunHye esteve afastada do cargo. Apesar das denúncias e protestos do povo, ela se defendia e negava às acusações. A tormenta que parecia nunca acabar, parou, felizmente, para o povo que esteve sentado assistindo ao impeachment e preparado para comemorar, nas gramas da praça Gwanghwamun, ontem às 19h na Coreia. Park Geun Hye, após cinco meses de uma asfixia sul-coreana, foi destituída do cargo.

Protestos da praça de Gwanghwamun. Foto: Reprodução (Yonhapnews)

 

O que tinha acontecido com a presidente?

Inconstitucionalmente e secretamente, Park GeunHye liderava a política sul-coreana junto à sua íntima amiga, Choi Soon Sil, que, por sua vez, tinha interesses financeiros com essa relação. Choi foi acusada de influenciar a presidente em suas decisões políticas, teria pedido dinheiro de grandes empresas, como a Samsung (que a ofereceu em torno de 40 milhões de dólares, em troca de favores políticos). Com a descoberta do esquema corruptivo, as investigações governamentais foram se aprofundando e, então, descobrindo várias ações politica e socialmente inaceitáveis.

LEIA TAMBÉM: [ESPECIAL] Resumo: Park GeunHye e o escândalo presidencial

Um dos casos ainda mais marcados foi o injusto naufrágio de Sewol: onde 304 estudantes morreram, 9 desapareceram e 172 foram resgatados. Sewol era uma balsa que levava estudantes e professores à ilha de Jeju. No entanto, na hora que a balsa começou a naufragar e a situação estava ficando cada vez pior, foi descoberto que a presidente estava em uma sessão de botox, fazendo o seu tratamento estético. Muitas das famílias das vítimas apontam que seus filhos podiam ser salvos, se ao menos tivessem tido o mínimo de atenção na hora do acidente.

 

Fonte: Yonhapnews, Ceiri Newspaper, Newstown

Comments are closed.

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites